Quem Somos

Somos apaixonados por Shipping Intelligence!

O maior desafio dos profissionais de transporte de cargas e comércio exterior, sobretudo após a pandemia do Covid-19, tem sido traçar boas estratégias logísticas.

Como seriam suas decisões logísticas se você soubesse, de antemão, onde e quando haverá espaço em navios com o melhor frete? Ou qual o padrão dos blank sailings nas origens que sua empresa opera? Ou a capacidade dos navios em cada porto que ele atraca?

Em nossa experiência de mais de 40 anos no mercado, vemos uma e outra vez o quanto decisões baseadas em informações isoladas ou desatualizadas geram ineficiências nos diversos elos da cadeia logística, resultando em perda de oportunidades e aumento de custos logísticos.

A SOLVE surgiu em 2016 para auxiliar analistas, gerentes, diretores ou CEOs a tomar decisões ágeis, diretas e assertivas, sempre embasadas em informações precisas e sólidos conceitos de Inteligência Competitiva e Planejamento estratégico .

A empresa foi criada por especialistas com reconhecida vivência nos setores Logística e Comércio Exterior, principalmente no que se refere à Costa Leste da América do Sul.
Seus sócios-fundadores possuem longa experiência na condução de processos do dia a dia, seja em companhias de navegação, agências marítimas, terminais, portos ou consultorias, abrangendo todo o escopo de atividades, desde a inteligência de mercado, passando por vendas, operações, relações institucionais etc.

Essa experiência nos permite produzir estudos não apenas baseados em sólidos conceitos acadêmicos, mas também nas melhores práticas do mercado, sempre auxiliados por um extenso Networking construído ao longo dos anos.

Conheça nossos especialistas:
Leandro Carelli Barreto

Administrador de empresas, especializado em Economia Internacional e em Inteligência Competitiva. Há mais de 20 anos atuando no segmento, foi Gerente de Market Intelligence na Hamburg-Süd, Professor/Conselheiro do Ibramerc, Diretor de Análises da Datamar Consulting e Colunista do Guia Marítimo. Como consultor já realizou trabalhos para diversas empresas privadas, entidades públicas, seguradoras, empresas de navegação e terminais.

Robert Grantham

Com formação em ensino da língua inglesa, pela PUC/RS Iniciou sua carreira em agências marítimas, como Wilson Sons, Orion e Lachmann. Foi responsável pelo start-up da China Shipping no Brasil e Diretor Comercial e Executivo do Porto de Itajaí. Atuou em entidades de classe do setor e foi membro dos CAPs de Itajai, Imbituba e São Francisco do Sul.  Como consultor já realizou trabalhos para empresas privadas e públicas, seguradoras, empresas de navegação e terminais.

Henrik Simon

Iniciou sua carreira na Alemanha em 1979, como trainee da Hamburg Süd, tendo sido transferido para São Paulo em 1984, onde quatro anos mais tarde foi nomeado Diretor Comercial. Participou ativamente da conteinerização de diversos tipos de mercadorias ao longo da costa brasileira e a partir de 2003 passou a dedicar-se mais exclusivamente às cargas refrigeradas. Como consultor já realizou trabalhos para diversas empresas privadas ligadas ao setor de cargas refrigeradas.

Ana Carolina Baumgratz

Formada em Relações Internacionais, iniciou sua carreira na área de inteligência de mercado de navegação e comércio exterior, atuando em diferentes instituições e empresas da área, como na Datamar. Há mais de 10 anos no segmento, foi gerente de Market Intelligence na Inchcape Shipping Services, onde implantou o departamento de inteligência com foco no crescimento comercial. Como consultora já realizou trabalhos para empresas de navegação e de inteligência de mercado.

Vamos conversar? Se acredita que sua empresa está precisando de informações e dados inteligentes, agende um call para saber como podemos ajudar!